O líder precisa saber administrar o companheiro chamado
“estresse”.
Prazos cada vez menores para entregar resultados, superação
de metas, decisões que precisam ser tomada em curto espaço de tempo e com um
grau de assertividade significativo. Somando-se a isso, a responsabilidade de
conduzir um time formado por pessoas que apresentam necessidades e
características comportamentais diferenciadas. Ao ler apenas algumas das
atribuições que uma liderança convive diariamente, muitas profissionais
certamente pensarão duas vezes antes de assumir a responsabilidade de gerir
pessoas. Contudo, o objetivo aqui é mostrar que diante de tantos desafios
estressantes, o líder pode encontrar um estado de equilíbrio e estendê-lo aos
liderados, conseguindo, dessa forma, formar um time de alta performance.
Para trazer à tona o tema liderança X estresse, o RH.com.br
conversou com a consultora Rosana Rodrigues que atua em projetos de coaching
Individual e em equipe. Com a experiência de também conduzir treinamentos
comportamentais, Rosana diz que se um líder começar a apresentar sinais de
estresse, ele precisa identificar as causas desse sintoma. Se o grau do
estresse estiver bastante alto, talvez a liderança possa precisar da ajuda de
alguém para fazer essa análise. "Essa ajuda pode ser encontrada na área de
Gestão de Pessoas da empresa, em psicólogos, em médicos ou mesmo através de uma
boa conversa com um amigo.
Fonte: Recursos Humanos
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