05 agosto, 2013

Geral

Brasileiros sem medo do desemprego


Em 14 anos, índice que apura o medo de perder o emprego cai 31,4%. Formalização reduz insegurança e profissionais não receiam procurar vagas com salários mais robustos
Em busca de qualidade de vida, Bárbara Mayer Assis de Souza, de 22 anos, acaba de trocar de emprego. Com isso, aumentou o seu salário em 33% e ainda por cima deixou de trabalhar nos fins de semana e feriados. Sonhando com novos desafios, Rosenilda Ferreira da Silva, de 35, largou um emprego no qual permaneceu por 15 anos e procurou uma nova profissão, incrementando seu salário em 47,4%. Além do contracheque mais robusto, a inquietude profissional de Bárbara e Rosenilda mostra que a instabilidade da economia ainda não abalou a confiança dos brasileiros no mercado de trabalho. Em março de 1999, quando a Confederação Nacional da Indústria (CNI) começou a medir o Índice Medo do Desemprego, o indicador estava em 108,5 pontos. Em junho deste ano, encolheu para 71,3 pontos, o que significa uma queda de 31,4%.

Não é que as pessoas não estejam sentindo os solavancos da economia, particularmente materializados em junho com a valorização do dólar, a queda da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e o tenso quadro inflacionário. Em março, o indicador da CNI para o mercado de trabalho tinha sido ainda menor do que o de junho (69 pontos). “O fato é que o medo do desemprego encontra-se num patamar histórico baixíssimo. O aumento da formalização reduziu a insegurança.

O mercado de trabalho desacelerou, mas continua aquecido e os brasileiros se sentem mais seguros”, explica Marcelo Azevedo, economista da CNI. Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que de 2003 a 2012 o percentual de empregados com carteira assinada no setor privado, considerando toda a população do país, cresceu 53,6%, passando de 7,3 milhões para 11,3 milhões, enquanto a expansão do total dos ocupados foi 24% (de 18,5 milhões para 23 milhões).

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário