15 julho, 2013

Legal

Fundacentro participa de audiência pública sobre SST na Câmara dos Deputados 

Maria Amélia de Souza Reis fala sobre missão da instituição de produzir e divulgar conhecimentos sobre Segurança e Saúde no Trabalho.


A Fundacentro participou de audiência pública sobre Segurança e Saúde no Trabalho na Câmara dos Deputados no dia 9 de julho, em Brasília. A presidenta da instituição, Maria Amélia de Souza Reis, compôs a mesa assim como o tecnologista Luiz Brasil. O evento, realizado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, foi proposto pelo deputado federal Vicentinho - PT/SP. O tema central da audiência foi a atuação do técnico de segurança do trabalho.

Em sua fala, a professora Maria Amélia destacou a missão da Fundacentro de construir e produzir conhecimentos específicos na área de Segurança e Saúde no Trabalho e divulgá-los. “Isso é primordial em nosso trabalho. Estamos tentando todas as parcerias possíveis com sindicatos, seja patronal, seja dos trabalhadores. O Estado deve ser mediador dessas relações entre capital e trabalho. É importante que saibamos como atuar harmonicamente”, afirmou.

A presidenta da Fundacentro ainda destacou que o trabalho é inerente ao ser humano, mas foi pervertido pelo capitalismo, ganhando um caráter de exploração. É preciso que se olhe para o trabalho como imanência humana, com todas as suas dimensões. Nesse cenário, a educação para além do ensino é fundamental.
“O ministro e eu estamos conscientes da importância de trazer a Fundacentro para a formação e construção de conhecimentos que serão divulgados e dinamizados entre nossos pares, como os técnicos de segurança, de forma a atuar efetivamente nas fábricas e no chão das escolas, universidades e famílias”, concluiu a presidenta.
Já o tecnologista da Fundacentro, Luiz Brasil, falou sobre a ação realizada pelo Centro Regional do Distrito Federal – CRDF voltada à educação em Segurança e Saúde no Trabalho de estudantes do ensino fundamental. Além disso, apresentou a Carta de Brasília, discutida por 26 entidades, que apresenta propostas para a melhoria da SST no país.


Adir de Souza, chefe do Centro Estadual da Fundacentro no Paraná, também participou da audiência pública, mas como representante da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho – Fenatest, da qual é vice-presidente na Região Sul.

Fonte: Fundacentro

Nenhum comentário:

Postar um comentário