04 outubro, 2010

Produtos Químicos (Campanha Outubro 2010)

Hoje, veremos as orientações quanto a forma correta de manusear e estocar os produtos químicos.
Produto químico é uma substância, ou mistura de substâncias, intencionalmente preparada para um determinado uso ou aplicação. Ex: Óleo lubrificante, álcool etílico, soda cáustica, desengraxante, detergente, etc.
Existem substâncias ou misturas de substâncias que não são consideradas produtos químicos. São elas, por exemplo: água, areia, minério de ferro, madeira, etc.
Manuseio e estocagem de produtos químicos é definido como o conjunto de práticas padronizadas para a utilização segura dos produtos químicos. As substâncias químicas consideradas perigosas estão classificadas da seguinte forma:
• Explosivas
• Oxidantes
• Inflamáveis
• Tóxicas
• Corrosivas
• Irritantes
Qual é a forma de conhecermos o que há nos produtos químicos que utilizamos?
FISPQ - Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico
MSDS - Ficha com Dados de Segurança de um Produto Químico

O QUE HÁ NAS FICHAS?
Identificação do Produto Químico, Composição do Produto Químico, Características Físicas e Químicas, Riscos de Fogo e Explosão, Informações sobre Primeiros Socorros, controles de segurança (EPI´s/ EPC´s).
Todos os containers, frascos, tanques e/ou qualquer vasilhame que contenham produto químico devem ser corretamente identificados e rotulados de modo a advertir os empregados sobre os riscos existentes.

Os produtos químicos devem ser armazenados em locais adequados, que possuam ventilação e espaço suficiente para movimentação de pessoas de forma segura.
Para alguns produtos poderão ser exigidas baias de contenção e/ou cobertura.
Mesmo abertos os produtos químicos devem ser armazenados de forma segura. O objetivo é evitar vazamentos, contaminações, ou qualquer tipo de risco para usuários ou pessoas que passem perto dos produtos.
Todo local de manuseio ou estocagem de produtos químicos agressivos/perigosos deve possuir chuveiros e lava-olhos de emergência, localizados em pontos estratégicos e desimpedidos. O objetivo é permitir o acesso fácil e rápido de qualquer ponto em que o empregado estiver.
Sempre que o manuseio de um produto químico exigir um EPI específico, ele deve ser usado pelo executante da tarefa durante todo o tempo em que houver exposição ao risco.
Substâncias que reagem entre si e produzem gases não podem ser armazenadas juntas. Substâncias só podem ser armazenadas em um mesmo local se não produzirem gases tóxicos, inflamáveis, combustíveis ou corrosivos.
Os locais onde são estocados produtos químicos perigosos devem possuir controles de acesso apropriados, que deverão assegurar que somente empregados autorizados, capacitados e treinados tenham contato com as substâncias.

Devemos conhecer e seguir todas as recomendações dos procedimentos para que possamos realizar o nosso trabalho da forma segura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário