Você sabia que você é um em um milhão? Ou, mais precisamente, uma espécie entre milhões que habitam o nosso planeta? Mesmo assim, humanos fazem parte de um número reduzido de espécies que apresentam crescimento em sua população. Enquanto isso, muitas outras estão se extinguindo.
Sabe-se que um total de 17.291 espécies estão ameaçadas de extinção - desde plantas e insetos pouco conhecidos até as mais carismáticas aves e mamíferos. E isso mal reflete a dimensão do problema; muitas espécies desaparecem antes mesmo de serem descobertas.
A razão? A atividade humana. Em busca do desenvolvimento, nós causamos o desaparecimento de grandes partes das florestas originais, drenamos metade dos pantanais do mundo, acabamos com três quartos das unidades populacionais de peixes e emitimos a quantidade suficiente de gases de efeito estufa para manter o nosso planeta aquecendo pelos próximos séculos. Nós pisamos no acelerador e provocamos um ritmo de extinção de espécies mil vezes maior do que o ritmo natural.
Consequentemente, nós estamos arriscando, de maneira progressiva, perder algo que é fundamental para a nossa sobrevivência. A variedade de vidas do nosso planeta - conhecida como "biodiversidade" - nos fornece alimentos, vestuário, combustível, remédios e muito, muito mais. Você pode até achar que aquele besouro do seu quintal ou a grama que cresce na rua não tem nenhuma conexão importante com a sua vida - mas tem. Mesmo quando uma única espécie é retirada dessa complexa teia da vida, o resultado pode ser catastrófico.
Por isso, a Organização das Nações Unidas declarou o ano de 2010 o Ano Internacional da Biodiversidade. Essa é uma oportunidade para enfatizar a importância da biodiversidade para o bem-estar humano; reflete nas nossas conquistas para proteger e estimular a multiplicação dos nossos esforços para reduzir a taxa de perdas da biodiversidade.
O tema desse ano foi, "Muitas espécies. Um planeta. Um futuro." O tema reflete em prol da diversidade da vida em nosso planeta. Já que milhões de pessoas, e milhões de espécies dividem o mesmo planeta, se agirmos juntos poderemos desfrutar de um futuro mais seguro e próspero.
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, podemos empregar o nosso poder individual e coletivo para deter a extinção das espécies. Atividades de conservação já previniram o desaparecimento de espécies e restauraram habitats naturais vitais do mundo. No Dia Mundial do Meio Ambiente, vamos nos determinar a fazer muito mais pela biodiversidade, para assim vencermos a corrida contra a extinção!
Como ajudar nosso planeta ?
Em 200.000 anos, os seres humanos têm perturbado o frágil equilíbrio no qual a Terra vivia há 4 bilhões de anos. Aquecimento global, escassez dos recursos, espécies ameaçadas de extinção: os seres humanos estão comprometendo suas próprias condições de vida. Até o final do século, o consumo insustentável terá esgotado quase todos nossos recursos naturais planetários. Mas não podemos ser pessimistas: temos apenas 10 anos para inverter essa tendência. Há de se tomar consciência da nossa exploração abusiva dos dons da Terra e mudar a nosso estilo de vida. Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro. Veja como ajudar:
• Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
• Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
• Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.
• Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
• Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
• Ar condicionado - utilize com moderação!
• Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
• Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.
• Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
• A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
São algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa ou na escola !
Heróis do Clima
Um destaque do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2009 foi a iniciativa Heróis do Clima, que apoia os indivíduos que estão se engajando nos cuidados ambientais e demonstrando seu compromisso em aumentar a conscientização de uma idéia simples: Seu planeta precisa de você! Os projetos focaram temas ambientais - como por exemplo a redução de emissões de CO2 - encontrando soluções inteligentes para combater o desperdício e promover o plantio de árvores.
O PNUMA estimula Heróis do Clima com o objetivo de inspirar e motivar as pessoas a se unirem no combate contra as mudanças climáticas. A partir de seus atos e da atenção que geram, a iniciativa dá voz aos indivíduos e organizações em todo o mundo que se preocupam com o estado do planeta e querem promover uma mudança real e um compromisso verdadeiro.
A iniciativa Heróis do Clima é uma chamada para que cada um faça o que puder adotando hábitos mais simples como desligar a água corrente quando escovar os dentes, organizar um evento comemorativo do Dia Mundial do Meio Ambiente ou tomar uma posição e participar da campanha “Seal the Deal!”(Selar o negócio) – que mobiliza apoio para que os países alcancem um novo acordo ambiental na área do clima na Conferência de Copenhagen, em dezembro próximo. Através da união dos nossos esforços, podemos todos ser Heróis do Clima e assim fazer a diferença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário