
Hoje falaremos dos conceitos de CIPA.
O que é CIPA ? Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.É uma comissão formada por representantes do Empregador e dos Empregados .Tem a missão de preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores e de todos que interagem com a empresa.O objetivo da CIPA é observar e relatar as condições de risco nos ambientes de trabalho e solicitar medidas para reduzir até eliminar os riscos existentes e/ou neutralizar os mesmos.A constituição da CIPA : Composta por representantes do Empregador e dos Empregados com dimensionamento previsto no Quadro I da NR5.Quando o estabelecimento não se enquadrar no Quadro I, a empresa designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos da NR5, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados, através de negociação coletiva.A empresa deverá promover treinamento para os membros da CIPA, titulares e suplentes, antes da posse.O treinamento de CIPA em primeiro mandato será realizado no prazo máximo de trinta dias, contados a partir da data da posse.As empresas que não se enquadrem, promoverão anualmente treinamento para o designado responsável pelo cumprimento do objetivo desta NR.O treinamento para a CIPA deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens:
- Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
- Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
- Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa.
"Trabalhar com segurança é simplesmente trabalhar de forma técnica e profissional. Todo técnico realmente profissional sabe agregar aos seus procedimentos operacionais a prevenção. A segurança não se soma a um trabalho, ela esta dentro do trabalho."
Nenhum comentário:
Postar um comentário