Sinais de falha na comunicação de uma equipe
Infelizmente há empresas que mantêm a seguinte mentalidade:
para se estabelecer uma boa comunicação com os funcionários, é suficiente que o
líder repasse as atividades que cada um assumirá e todos se entenderão no dia a
dia. Mas, será que isso é, de fato, suficiente para que os membros de uma
equipe estabeleçam uma boa linha de comunicação entre eles? Como saber se o
time está ou não mantendo um bom nível de compreensão, capaz de fazer com que o
clima organizacional seja saudável e todos consigam dar o melhor de si,
apresentando um desempenho satisfatório? Confira abaixo, algumas
características de revelam que uma comunicação falha em uma equipe e as
consequências que isso pode gerar, inclusive, à organização.
1 - À deriva - Uma equipe que não estabelece uma boa
comunicação entre seus membros passa a impressão de um barco à deriva. As
pessoas não assumem as responsabilidades pelas atividades e sempre argumentam
que "pensei que fulano faria isso".
2 - Espírito de equipe? - Um requisito fundamental para que
as pessoas forme uma equipe é a presença da comunicação clara. Sem a presença
dela, não adianta "tentar" disseminar a importância do espírito de
equipe, pois isso será sempre uma utopia para as pessoas que atuam na empresa.
3 - O líder - Quando ocorre fala na comunicação interna é
sinal de que o gestor deve entrar logo em ação, para que ele possa neutralizar
a raiz do problema. Se o gestor não sentir que seu time está com dificuldades,
é o momento de entrar em ação com outras ferramentas de comunicação interna,
entre as elas a "tradicional" reunião presencial.
4 - Retrabalho - Sem uma comunicação estabelecida, as
pessoas ficam perdidas e passam a adotar o "eu me viro". Isso faz com
que as chances de que ocorram erros sejam significativas e essa realidade traz
consigo o retrabalho.
5 - Desempenho prejudicado - Uma vez que o retrabalho surge
a partir da falha de comunicação entre os profissionais, tanto o desempenho
individual quanto o da equipe será prejudicado, uma vez que os colaboradores
poderiam estar usando o tempo para se dedicarem a novas atividades e desafios.
6 - Conflitos - A falha da comunicação na equipe cria uma
bola de neve. Surge o erro e, consequentemente, o retrabalho. E de quem é a
culpa? Dificilmente alguém chegará para assumir a falha diante do líder e da
empresa com receio de represálias. Provavelmente, a "bola do erro"
será jogada de mão em mão e isso provocará arranhões no relacionamento das
pessoas. O conflito torna-se quase que inevitável.
7 - Fofocas - Surgem os conflitos e a falta de comunicação
permanecer. A situação não melhora e isso dá margens ao surgimento de um fator
nada saudável à vida da empresa: o surgimento de ruídos nos corredores, ou
melhor, de fofocas sobre A e B.
8 - Resistências à mudança - Quando a empresa decide
instituir um processo de mudanças, os profissionais entram em caos. Isso porque
se no dia a dia, se eles mal conseguem assegurar que suas atividades fluam e
compartilhar o que já lhes são comuns, quanto mais uma bagagem de informações
novas que chegarão em breve. Lidar com o novo torna-se muito mais complicado
quando a comunicação é falha ou praticamente inexiste.
9 - Imagem da empresa - Uma vez que a comunicação é
prejudicada, não é apenas o profissional que corre o risco de ter a sua imagem
comprometida. A empresa também corre o mesmo risco. Imagine que um cliente
deixou de ser atendido ou recebeu um serviço que o fez desistir da sua empresa.
Provavelmente, o fato não ficará guardado a "sete chaves" e a imagem
da organização que prestou atendimento será arranhada. Quem agradece é a
concorrência.
10 - Turnover - Não há profissional que se sinta feliz em um
ambiente de trabalho que lembra mais a "Torre de Babel", onde as
pessoas parecem falar idiomas completamente diferentes. É muito mais
estimulante ir à busca de novos desafios. É bom lembrar que a falha na
comunicação dentro de uma empresa pode contribuir para o aumento do turnover
(rotatividade de profissionais) e isso é algo que se apresentado em índices
significativos, desestrutura qualquer gestão.
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