22 maio, 2013

Recursos Humanos

Ações sociais que beneficiam os colaboradores

Quando uma empresa decide abraçar uma ação social, ela não está apenas beneficiando o público externo. A organização também ganha, pois os reflexos das suas atividades refletirão positivamente diante da sociedade, ou seja, dos clientes que de forma direta ou indireta consomem seus produtos. Contudo, quando são "marinheiros de primeira viagem", muitas empresas têm dúvidas em relação a qual tipo de investimentos elas devem acreditar: meio ambiente, entidades carentes, estimular o voluntariado junto aos funcionários, entre tantas alternativas existentes. Mas nem sempre é preciso ultrapassar os portões da companhia e várias ações de responsabilidade social podem começar a beneficiar os próprios colaboradores. Vejamos algumas delas.
- A saúde dos funcionários vai bem? Qual a relação entre o índice de absenteísmo da sua empresa e os possíveis problemas de saúde que seus colaboradores podem enfrentar nesse exato momento? Sempre que possível, promova palestras, utilize os canais de comunicação para lembrar as pessoas sobre o perigo de problemas que afetam milhares de indivíduos como, por exemplo, pressão alta e diabetes. Nessa lista, não se esqueça de estimular as gestantes a realizarem o pré-natal.

- É de conhecimento do meio corporativo que a Lei de 8.213/91, também conhecida como a Lei de Cotas, estabelece que organizações a partir de 100 profissionais reservarem 2% do quadro funcional para pessoas que tenham algum tipo de deficiência. Se sua empresa preocupa-se em cumprir a o que determina a lei, também precisa ficar atenta para a forma como esses profissionais estão sendo tratados internamente. Eles têm infraestrutura para realizarem suas atividades laborais? São tratados com igualdade em relação aos demais profissionais?

- Todos nós sabemos que a natureza pede socorro, devido ao desequilíbrio provocado pelo ser humano. Contudo, muitos esperam que o outro faça a sua parte para salvar o planeta e fica literalmente de braços cruzados. Não estou aconselhando que além abrace alguma entidade internacional e fique diante de um petroleiro, apenas de achar uma atitude corajosa. Mas, não custa conscientizar os funcionários sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Disponibilize coletores específicos para plástico, papéis, metais e produtos degradáveis. Faça a sua parte e estimule a conscientização do seu público interno.
- Segurança no trabalho. Esse é um assunto que deixa muitos gestores de cabelos "em pé". Evitar acidentes no trabalho não pede apenas a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, os conhecidos EPIs. Torna-se uma característica de responsabilidade social conscientizar os profissionais sobre o uso desses equipamentos, bem como as consequências que a ausência deles pode trazer não apenas para a empresa, mas também para a vida de qualquer um.

 - Diariamente, vemos as mídias venderem a imagem de pessoas esguias, magérrimas e que alcançam o sucesso através da aparência física. Isso faz com que pessoas sintam-se obrigada a fazer parte de um time que foge aos seus padrões orgânicos e prejudicam a saúde. Conscientizar seus colaboradores de que o importante é ter saúde também significa promover uma importante ação social. Por isso, estimule a prática de exercícios físicos, promova campeonatos internos, pois além de ajudar as pessoas a perderem aqueles quilinhos a mais, também haverá uma rica contribuição para a integração e o lazer de quem faz parte de sua empresa.

 - Por fim, reforço o respeito à diversidade. Vivemos em uma sociedade em que o diverso se faz cada vez mais presente e as próprias organizações já reconhecem a necessidade de terem equipes formadas por profissionais que não se enquadrem a um "rótulo". Pessoas são únicas e como tal, precisam ter suas individualidades respeitadas, sejam essas religiosas, raciais ou de sexuais.

Fonte: RH.com.br

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