Ações sociais que beneficiam os colaboradores
Quando uma empresa decide abraçar uma ação social, ela não
está apenas beneficiando o público externo. A organização também ganha, pois os
reflexos das suas atividades refletirão positivamente diante da sociedade, ou
seja, dos clientes que de forma direta ou indireta consomem seus produtos.
Contudo, quando são "marinheiros de primeira viagem", muitas empresas
têm dúvidas em relação a qual tipo de investimentos elas devem acreditar: meio
ambiente, entidades carentes, estimular o voluntariado junto aos funcionários,
entre tantas alternativas existentes. Mas nem sempre é preciso ultrapassar os
portões da companhia e várias ações de responsabilidade social podem começar a
beneficiar os próprios colaboradores. Vejamos algumas delas.
- A saúde dos funcionários vai bem? Qual a relação entre o
índice de absenteísmo da sua empresa e os possíveis problemas de saúde que seus
colaboradores podem enfrentar nesse exato momento? Sempre que possível, promova
palestras, utilize os canais de comunicação para lembrar as pessoas sobre o
perigo de problemas que afetam milhares de indivíduos como, por exemplo,
pressão alta e diabetes. Nessa lista, não se esqueça de estimular as gestantes
a realizarem o pré-natal.
- É de conhecimento do meio corporativo que a Lei de 8.213/91,
também conhecida como a Lei de Cotas, estabelece que organizações a partir de
100 profissionais reservarem 2% do quadro funcional para pessoas que tenham
algum tipo de deficiência. Se sua empresa preocupa-se em cumprir a o que
determina a lei, também precisa ficar atenta para a forma como esses profissionais
estão sendo tratados internamente. Eles têm infraestrutura para realizarem suas
atividades laborais? São tratados com igualdade em relação aos demais
profissionais?
- Todos nós sabemos que a natureza pede socorro, devido ao desequilíbrio provocado pelo ser humano. Contudo, muitos esperam que o outro faça a sua parte para salvar o planeta e fica literalmente de braços cruzados. Não estou aconselhando que além abrace alguma entidade internacional e fique diante de um petroleiro, apenas de achar uma atitude corajosa. Mas, não custa conscientizar os funcionários sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Disponibilize coletores específicos para plástico, papéis, metais e produtos degradáveis. Faça a sua parte e estimule a conscientização do seu público interno.
- Todos nós sabemos que a natureza pede socorro, devido ao desequilíbrio provocado pelo ser humano. Contudo, muitos esperam que o outro faça a sua parte para salvar o planeta e fica literalmente de braços cruzados. Não estou aconselhando que além abrace alguma entidade internacional e fique diante de um petroleiro, apenas de achar uma atitude corajosa. Mas, não custa conscientizar os funcionários sobre a importância da coleta seletiva de lixo. Disponibilize coletores específicos para plástico, papéis, metais e produtos degradáveis. Faça a sua parte e estimule a conscientização do seu público interno.
- Segurança no trabalho. Esse é um assunto que deixa muitos
gestores de cabelos "em pé". Evitar acidentes no trabalho não pede apenas
a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual, os conhecidos EPIs.
Torna-se uma característica de responsabilidade social conscientizar os
profissionais sobre o uso desses equipamentos, bem como as consequências que a
ausência deles pode trazer não apenas para a empresa, mas também para a vida de
qualquer um.
- Diariamente, vemos
as mídias venderem a imagem de pessoas esguias, magérrimas e que alcançam o
sucesso através da aparência física. Isso faz com que pessoas sintam-se
obrigada a fazer parte de um time que foge aos seus padrões orgânicos e
prejudicam a saúde. Conscientizar seus colaboradores de que o importante é ter
saúde também significa promover uma importante ação social. Por isso, estimule
a prática de exercícios físicos, promova campeonatos internos, pois além de
ajudar as pessoas a perderem aqueles quilinhos a mais, também haverá uma rica
contribuição para a integração e o lazer de quem faz parte de sua empresa.
- Por fim, reforço o
respeito à diversidade. Vivemos em uma sociedade em que o diverso se faz cada
vez mais presente e as próprias organizações já reconhecem a necessidade de
terem equipes formadas por profissionais que não se enquadrem a um
"rótulo". Pessoas são únicas e como tal, precisam ter suas individualidades
respeitadas, sejam essas religiosas, raciais ou de sexuais.
Fonte: RH.com.br
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