10 Motivos para investir no Endormarketing
1 - Da mesma forma que uma empresa precisa vender uma boa
imagem para o cliente externo, a organização precisa ter a mesma ter a mesma
preocupação em relação ao cliente interno, ou seja, aos seus colaboradores. Se
a imagem "vendida" aos profissionais que atuam na for positiva, o
sentimento será de que estão no melhor lugar para se trabalhar.
2 - Se os colaboradores percebem que estão no melhor local
para ser trabalhar, o percentual de turnover a cair e os talentos permanecem na
companhia, os ganhos tornam-se significativos para qualquer companhia.
3 - Outro benefício do endomarketing é que o funcionário
adquire a visão do cliente externo e quando isso ocorre, a compreensão do
colaborador sobre o negócio torna-se mais significativa. E quando isso ocorre,
as chances de identificar melhorias para os processos e os produtos também
aumentam.
4 - Quando o talento compreende o negócio da empresa que ele
atua, sua visão sobre a importância do seu papel sobre a vida da empresa
torna-se mais claro. Um talento consciente sobre a seu valor na companhia tem
mais segurança de explorar o potencial criativo e de apresentar inovações.
5 - Talento que compreende o seu papel na empresa e, através
do endomarketing, compreende que lhe é dada a oportunidade de inovar, torna-se
mais comprometido e apresenta um desempenho muito superior do que às pessoas
que se sentem estagnadas, sem chances de trilharem uma ascensão profissional,
por exemplo.
6 - Mais um fator surge em consequência do endomarketing.
Uma vez que compreende o negócio e sabe o seu papel no contexto organizacional,
o profissional sente-se estimulado ao desenvolvimento de novas competências,
sejam essas técnicas ou comportamentais.
7 - O endomarketing não é apenas uma informação que é
"lançada" aos funcionários, pelo contrário. Ao somar ações eficazes
de comunicação interna com a experiência da área de Recursos Humanos,
possibilita que as pessoas sejam integradas ao negócio e aos seus pares. O
espírito de equipe surge como consequência natural da comunicação eficaz.
8 - Possibilita a melhora do clima organizacional, uma vez
que a empresa tem a chance de estreitar relacionamento tanto entre as pessoas
de um mesmo setor, quanto de departamentos diferente. Todos formam um só
organismo que precisam se unir para dar vida à empresa.
9 - A maioria dos processos de mudança é um momento de
significativa preocupação para as organizações. Através do endomarketing, as
empresas têm a possibilidade de apresentar aos colaboradores as transformações
que ocorrerão, bem como a situação de cada departamento e de como cada
indivíduo poderá lidar como a nova realidade.
10 - A confiança dos talentos com a empresa é fortalecida.
Se algum rumor surge nos corredores da organização, o profissional que já está
familiarizado com as ações de endomarketing prefere esperar para ver qual será
o posicionamento da empresa em relação a um fato que tenha uma abrangência
significativa na vida da companhia. O funcionário alcança a maturidade e
compreende que é mais sensato ouvir os canais formais do que dar 100% da sua
atenção a boatos comprometam até mesmo à sua performance e à da equipe.
Fonte: RH.com.br
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