As competências gerenciais no
século 21
Falamos de um tempo de mudanças
complexas e multidimensionais afetando a vida das pessoas e das empresas. Isso
não deveria causar tanto espanto, afinal, o homem sempre vivenciou
transformações sociais, políticas e econômicas como etapa do seu processo evolutivo
e da sociedade. Talvez o impacto se deva às inovações tecnológicas antes
inimagináveis fazendo com que o mundo, agora com o conceito de aldeia global,
ao aproximar pessoas e culturas reconfigure a forma de viver e de se
relacionar.
No mundo dos negócios, as
relações deixaram de serem transações comerciais para se tornarem
relacionamentos comerciais. Isto seria apenas um jogo de palavras se a base
desse novo tempo não estivesse sustentada na importação ou na exportação de
conhecimentos que exige, antes de tudo, forte capacidade de comunicação e
gerenciamento da informação. Ao reconhecer um mundo sem fronteiras, a rapidez
nos processos e na tomada de decisões são requisitos fundamentais.
Dessa forma, as empresas ao
identificarem a necessidade da construção de novos paradigmas de gestão e de
processos precisam contar com profissionais conectados com as mudanças e
preparados para trabalhar com seus impactos.
O gerente de ontem, é o gestor de
hoje. Porém, com outras competências profissionais seu papel destaca-se pela
capacidade conceitual analítica que é a habilidade mental para interpretar
informações e tomada de decisões.
No elenco das habilidades mais
requeridas, são destacados: espírito empreendedor, visão e ação estratégica,
conhecimento multidisciplinar, capacidade de negociação e de gerenciamento de
pessoas, integração com a cultura organizacional. Planejamento, foco e
disciplina também compõe o corpo de requisitos.
O sucesso das empresas está
diretamente atrelado à sua capacidade de respostas às transformações do
ambiente e para isso os gestores precisam permanentemente buscar por
ferramentas que auxiliem nas respostas não como gurus ou seres milagrosos, mas
indivíduos conscientes de que somente por meio do comprometimento,
comportamento ético e trabalho árduo os resultados serão alcançados e seu papel
reconhecido.
Fonte: RH.com.br
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