06 maio, 2013

Recursos Humanos


As competências gerenciais no século 21

Falamos de um tempo de mudanças complexas e multidimensionais afetando a vida das pessoas e das empresas. Isso não deveria causar tanto espanto, afinal, o homem sempre vivenciou transformações sociais, políticas e econômicas como etapa do seu processo evolutivo e da sociedade. Talvez o impacto se deva às inovações tecnológicas antes inimagináveis fazendo com que o mundo, agora com o conceito de aldeia global, ao aproximar pessoas e culturas reconfigure a forma de viver e de se relacionar.
No mundo dos negócios, as relações deixaram de serem transações comerciais para se tornarem relacionamentos comerciais. Isto seria apenas um jogo de palavras se a base desse novo tempo não estivesse sustentada na importação ou na exportação de conhecimentos que exige, antes de tudo, forte capacidade de comunicação e gerenciamento da informação. Ao reconhecer um mundo sem fronteiras, a rapidez nos processos e na tomada de decisões são requisitos fundamentais.
Dessa forma, as empresas ao identificarem a necessidade da construção de novos paradigmas de gestão e de processos precisam contar com profissionais conectados com as mudanças e preparados para trabalhar com seus impactos.
O gerente de ontem, é o gestor de hoje. Porém, com outras competências profissionais seu papel destaca-se pela capacidade conceitual analítica que é a habilidade mental para interpretar informações e tomada de decisões.
No elenco das habilidades mais requeridas, são destacados: espírito empreendedor, visão e ação estratégica, conhecimento multidisciplinar, capacidade de negociação e de gerenciamento de pessoas, integração com a cultura organizacional. Planejamento, foco e disciplina também compõe o corpo de requisitos.
O sucesso das empresas está diretamente atrelado à sua capacidade de respostas às transformações do ambiente e para isso os gestores precisam permanentemente buscar por ferramentas que auxiliem nas respostas não como gurus ou seres milagrosos, mas indivíduos conscientes de que somente por meio do comprometimento, comportamento ético e trabalho árduo os resultados serão alcançados e seu papel reconhecido.

Fonte: RH.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário