Fadiga Visual
Fadiga visual ou síndrome do olho seco, em inglês Computer Syndrome Vision (CSV), é causada pela fixação do olhar por longo período de tempo na tela do computador. Entre os principais sintomas estão a secura dos olhos, sensação de ardor, sensibilidade à luz, visão imprecisa, dores de cabeça, dores no pescoço, nos ombros e nas costas. Segundo o oftalmologista Ricardo Tokunaga, a fadiga ocular é comum entre profissionais de áreas da tecnologia que sofrem ainda mais com o problema que está associado à baixa umidade do ambiente e à luz artificial nem sempre adequada para a leitura. A posição do monitor também interfere. O ideal é que a tela fique abaixo do nível dos olhos. Para atenuar os efeitos do ar-condicionado, Tokunaga indica o uso de colírios e a adoção de umidificadores de ambiente. O médico explica que a ardência, coceira e vermelhidão devem ser levadas ao conhecimento do oftalmologista, mesmo que pareçam corriqueiras.
Saiba Mais:
Outra dica dos especialistas é manter a regulagem do monitor em um nível de conforto visual, nem escuro, nem claro demais.
Instale telas antirreflexivas no monitor, elas absorvem parte da radiação e da energia eletrostática;
Muita atenção na hora e planejar o espaço de trabalho. Mantenha o monitor a uma distância mínima de 35 a 50 centímetros dos olhos em linha reta;
Sobre o tempo de exposição, a orientação é para que os usuários façam pausas curtas, cinco minutos são suficientes a cada hora;
Nas pausas, recomenda-se que o usuário desvie os olhos da tela, feche e abra os olhos, para mantê-los lubrificados;
Os médicos alertam que uma exposição maior que duas horas por dia já merece atenção. Hoje, cerca de 90% dos usuários tem algum sintoma de fadiga visual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário