Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos - LER
LER* são doenças do trabalho provocadas pelo uso inadequado e excessivo do sistema que agrupa ossos, nervos, músculos e tendões. Atingem principalmente os membros superiores: mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical.
Típicas do trabalho intenso e repetitivo, as LER são causadas por diversos tipos de pressão existentes no trabalho, que afetam as pessoas tanto física quanto psicologicamente.
Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo, as LER podem afetar o ser humano como um todo.

O relacionamento do homem com o mundo do trabalho é objeto de estudo da ergonomia, que busca adaptar o trabalho ao ser humano. Nos últimos 30 anos, análises ergonômicas têm contribuído para transformar situações de trabalho, a fim de que os trabalhodores desenvolvam suas atividades com mais saúde, conforto, segurança e eficiência.
Organização do trabalho
Várias pressões impostas pela organização do trabalho dentro das empresas contribuem para o surgimento das LER. As principais são: procedimento rígidos de trabalho com pouca autonomia do trabalhador no desenvolvimento das tarefas; postura rígida; ritmos acelerados de trabalho, muitas vezes impostos pelas máquinas, exigindo esforços exagerados; pressão do tempo; tensão entre as chefias e os subordinados; pressão para manter a produtividade; excesso de trabalho e horas extras; ambiente de trabalho inadequado (muito frio, muito calor, ruídos excessivos, pouca luz, pouco espaço, etc); monotonia e fragmentação do trabalho (cada trabalhador faz apenas uma pequena parte, sem ter visão do conjunto do processo produtivo); ausência de pausas em tarefas que exigem descansos periódicos, já definidas em normas ou leis.
Conteúdo do trabalho
A execução de tarefas monótonas e muito fragmentadas, exigindo gestos repetitivos.
Posto de trabalho
Neste grupo, tem papel importante o desconforto causado pelo uso de móveis, ferramentas e instrumentos que exijam esforços e favoreçam manutenção prolongada de posturas inadequadas.
Condições de trabalho adequadas contribuem para a segurança e a saúde do trabalhador e também para melhorar o trabalho nas empresas.
Os principais fatores de prevenção por parte das empresas são:
Organização do trabalho
Aumentar o grau de liberdade para a realização da tarefa, reduzindo a fragmentação e a repetição.
Permitir maior controle do trabalhador sobre seu trabalho.
Levar em conta que a capacidade produtiva de uma pessoa pode variar, e que essa capacidade é diferente entre um indivíduo e outro.
Estabelecer pausas, quando e onde cabíveis, durante a jornada de trabalho para relaxar, distensionar, e permitir a livre movimentação, sem aumento do ritmo ou da carga de trabalho.
Conteúdo do trabalho
Enriquecer o conteúdo do trabalho, nas tarefas e locais de trabalho, para que a criatividade e a realização profissionais sejam objetivos comuns das empresas e dos trabalhadores.
Posto de trabalho
Os móveis devem permitir posturas confortáveis, ser adequados às características físicas do trabalhador e à natureza das tarefas, e permitir liberdade de movimentos.
Ferramentas e instrumentos de trabalho devem ser adequados ao seu operador.
Fonte: Fundacentro - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário