05 agosto, 2011

Dia da saúde é marcado por orientações

Nesta sexta (5) é comemorado o Dia Nacional da Saúde. Em todo o Brasil, a data é uma oportunidade para alertar a população sobre os sintomas da hanseníase e difundir informações contra o preconceito, orientações sobre amamentação, prevenção ao colo de útero, mama e doenças sexualmente transmissíveis. Em Mato Grosso, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Ses), as ações seguem determinação do Ministério da Saúde e cada município escolheu um tema para orientar a população.
Em Cuiabá, as ações de orientação são realizadas nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs). No bairro Santa Amália, equipes de enfermagens e agentes, orientam estudantes, professores e funcionários da Escola Carlindo de Campos sobre prevenção as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Já em Várzea Grande, palestras sobre a importância do aleitamento materno, dicas de prevenção às DST`s, são intensificadas nas unidades de saúde e PSFs. Além disso, durante todo o dia, no Terminal André Maggi, a população pode aferir a pressão arterial e fazer exames de glicemia.


Dados

Apesar das campanhas de conscientização, Mato Grosso registra, até o momento 7644 casos, desse total, quarenta foram notificados como casos graves e seis óbitos confirmados. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, em 2011 foram confirmados 69 casos de todos os tipos de meningites, sendo 11 casos de meningocócica. Houveram dez óbitos. Desses, três foram do tipo meningocócica. Um óbito do município de Várzea Grande está sob investigação.

Dados do Governo Federal para um intervalo de 16 anos (1990-2006) mostram que os casos de sarampo reduziram consideravelmente, chegando a "zerar" entre 2000 a 2006. O ano mais preocupante para a unidade federada foi em 1991, quando 2.765 casos da doença foram confirmados, um aumento superior a 256% frente a 1990, quando foram detectados 776 casos.  Em 1999 Mato Grosso contabilizou sete casos de sarampo, conforme o Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário