Como os gestores devem colaborar com suas equipes
A época em que líderes eram considerados autoritários está com os dias contados e a tendência do mercado, atualmente, é o diálogo. Atualmente, as organizações valorizam profissionais deste escalão que colaborem com as equipes de forma efetiva. Porém, como cooperar com o grupo e com as pessoas de determinado setor ou departamento?
O termo “líder” vem de Lord (Senhor, em inglês), aquele que indica o caminho. Metas e objetivos são alcançados e construídos de diversas formas, e cabe ao chefe saber como investir em ações e estimular da melhor maneira possível seus liderados. Um líder precisa ser um indutor e ativador de energia nas pessoas: ele precisa fazer a equipe enxergar à frente o que precisa ser feito. A melhor maneira para o chefe disseminar comprometimento nas equipes é fazer com que os profissionais visualizem aquilo que tem em sua mente. “O líder é aquele que traça o caminho, as diretrizes de uma empresa e é seguido por sua equipe. Não necessita da autoridade, por si só, para dizer o que é necessário fazer, mas sim é seguido pelo exemplo e pelo objetivo, que são enxergados por todos os que lideram”, afirma Nicolas Delfino, sócio da Florense Ipanema, empresa de mobiliários de alto padrão.Um gestor pode delegar a seu subordinado a solução de uma atividade, e isto pode fortalecer o subordinado a resolver a questão com maior eficácia. Logo, uma boa relação entre ambos estimula um dia a dia com bons resultados. O líder deve estar sempre disponível para sua equipe, afinal, quem faz o chefe se destacar são os seus funcionários. Para Nicolas, a melhor forma de ajudar os colaboradores é mostrar o caminho a ser seguido e ajudar a alcançá-lo. “Para isso, acredito ser essencial o conhecimento e desejo por aquilo que se faz”, opina.
A assertividade talvez seja uma das principais características para o sucesso. Muitos líderes encaram ser assertivo como ser duro, seco, impor sua opinião. Porém, assertividade é justamente o contrário: é a capacidade de ser flexível, de dizer “sim” quando quer apoiar uma ação, e “não” quando quer negá-la.
De acordo com Jamil Albuquerque, professor de Oratória, Liderança e Estratégia,entre outros segmentos, quem lidera é aquele profissional que indica o caminho, ensina e faz – tem uma atuação prática. “Ele consegue dar o exemplo, comandar, delegar, mensurar e cobrar resultados. Dessa forma, ele delega responsabilidades e autoridade, mas sempre pelo exemplo”, explica. Ainda para Jamil, o conceito do líder que só manda está ultrapassado e é necessário saber delegar para multiplicar conhecimentos e resultados.
Capacitação
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