28 julho, 2011

Como fazer conexões pessoais no trabalho

Motivar os colaboradores e colegas de trabalho é uma das finalidades do gerenciamento.
Os gestores e líderes empresariais devem se concentrar em tirar o melhor da sua equipe ao invés de buscar os defeitos, se realmente desejam que seus colaboradores tenham um sentimento de orgulho pelo que fazem. A motivação é vital nos ambientes dos negócios. Antes de começar a motivar outro indivíduo, é necessário ter uma relação mais pessoal.

Sabemos que isso nem sempre é fácil, mas é imprescindível.
Você sabe realmente como seus colaboradores e colegas lhe enxergam? Fazem uma conexão real ou lhe tratam com palavras agradáveis e sem compromisso? Pode ser difícil saber como os demais te enxergam principalmente se você é o superior deles. Qualquer que seja o estado de suas relações, você precisa concentrar-se em melhorar e manter as conexões pessoas continuamente.

Temos aqui alguns conselhos simples para ajudar você a melhorar as conexões pessoais no seu ambiente de trabalho:
Não se queixe
Queixar-se de cada coisa que o colaborador faz, causa um efeito negativo não só para quem recebe como para todos em volta. Seja uma pessoa positiva e as pessoas lhe abrirão a guarda. Pessoas abertas criam canais de comunicação e fazem as coisas se moverem melhor.
Mostre apreço sincero
Não existe nada melhor para um índivíduo que ter seu trabalho reconhecido. Ao menos uma vez por dia, busque o colaborador que tem merecido um comentário ou apreço positivo seu. Ser reconhecido publicamente sempre é grandioso, da mesma maneira que um simples e cálido comentário pode ser suficiente para alterar todo um estado emocional de uma pessoa.
Chame as pessoas pelo nome 
Pode parecer trivial, mas usar o nome das pessoas é uma excelente forma de conectar-se de forma pessoal, principalmente se convive em um ambiente com diversas pessoas.
Seja um bom ouvinte
Você pode fazer conexões pessoais mesmo sem dizer nada. As pessoas querem sentir que você as escuta, se ainda por cima á superior, sabem que podem confiar. Atuar baseando no que escuta mostra que cada sujestão ou idéia tem seu valor. Ser um bom ouvinte ajuda a entender os que as pessoas pensam e porque agem da forma que agem.
Sorria
Este é um simples passo e um dos mais importantes. Ninguém se aproxima de pessoas carrancudas, arrogantes ou com cara de poucos amigos. Existe um grave equívoco em  alguns líderes em pensar que para ter respeito devem ter uma cara séria ou fechada. Isso somente afasta. Pessoas realmente confiantes e confiáveis são abertas e permitem aos outros verem isso em sua face.


Fonte: Dale Carnegie News. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário