30 junho, 2011

Lição da Antiguidade

A filosofia é cada dia mais atual, mesmo tendo nascido no século VII a.C, na Grécia Antiga. Amplamente incorporada ao mundo empresarial, ela vem sendo alvo de muitos questionamentos sobre ética, confiança, relacionamento e reflexão. Para falar sobre o assunto, o consultor e professor universitário Jean Bartoli, com longa trajetória nos desafios empresariais da contemporaneidade, deu a seguinte entrevista à Revista da Samarco:
Revista Samarco: O que é filosofia?
Jean Bartoli: É tentar entender os conflitos, tanto nossos conflitos interiores pessoais, quanto os conflitos entre as pessoas, com os outros.
RS: Como a filosofia faz parte da vida nas empresas?
JB: Para perceber, com base nos  conflitos do dia a dia, que por trás do conflito aparente existem oportunidades de trabalhar e criar coisas juntos.
RS: Qual a importância de refletir sobre as coisas?
JB: Primeiro é preciso saber ouvir. A filosofia começou a Grécia como diálogo. Sócrates dialogava como todo mundo: comerciante, soldado, político, mulheres, homens. Ele perguntava e, baseando-se no que o outro dizia, ele refletia.
RS: Então, a gente só reflete sozinho?
JB: A filosofia não é um exercício de reflexão sozinho. É claro que há um momento em que você se recolhe para deixar "cair a ficha". Mas o processo sempre parte de uma conversa e volta para uma conversa, sempre com finalidade de entender por que você age de certo modo e tentar melhorar esse modo de agir.
RS: O que é confiança?
JB: A base da confiança é acreditar no que o outro disse para, então, acreditar nele. E é importante ver que isso é sempre um risco. Quem não está disposto a correr risco nunca vai confiar em ninguém, porque pode dar errado. 
O problema é saber se estou disposto a correr  o risco quantas vezes forem necessárias para me relacionar com os outros. A outra opção é viver sozinho.
RS: Qual a importância da confiança nas empresas?
JB: Sem ela você não consegue trabalhar junto. Se não confiar, substitui a confiança pelo controle. E você pode controlar desempenho, resultados, mas não pode controlar a cabeça das pessoas. 
Num determinado momento, as pessoas vão achar jeitos de driblar o controle, o que vai prejudicar a eficiência do trabalho, e o ambiente se tornará insuportável.
RS: Existe uma receita pra viver bem no ambiente de trabalho?
JB: Trabalhar junto é assumir junto responsabilidades em relação ao cliente, à sociedade e aos colegas. A grande escolha é: de que lado eu estou? Do meu lado ou do lado da comunidade com a qual assumi determinada responsabilidade? Às vezes você vai precisar escolher um lado.

Fonte: Revista da Samarco.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário