Feddback palavra inglesa que, como outras, já faz parte do
nosso dicionário corporativo. Termo relativamente jovem, curto, mas que tem um
grande poder no desenvolvimento das pessoas e no resultado das empresas.
Não vamos refletir aqui sobre aqueles cuidados tão
propagados que temos que ter para dar o feedback: preparar-se,
basear-se em fatos e dados, fazê-lo em local adequado, não criticar em público,
não levar para o lado pessoal etc.
Quero propor uma reflexão mais profunda, a de como fazer
para construirmos este momento tão importante e como aproveitar ao máximo o feedback.
Como devemos fazer para construir este momento (construir demanda tempo) e não
fazê-lo apenas de maneira pontual, uma vez por ano, como obrigação de um
processo imposto pelo RH. Vamos, então, a quatro passos necessários para
sacramentar este processo em nosso cotidiano.
Primeiro, acostume-se a RECEBER FEEDBACK. Não
gostamos de dar feedabck porque não gostamos de recebê-lo. Ora, como fazer para
o outro aquilo que não gostamos que façam com a gente? Temos medo de receber o
retorno de nosso trabalho, não vemos este momento como uma oportunidade, nos
fechamos, levamos para o lado pessoal e não aproveitamos este processo para
melhorarmos. Se assim pensamos sobre o feedback que recebemos,
por que então fazer isto com nossos colaboradores? Então, o primeiro passo é
mudar o nosso ponto de vista sobre o feedback que recebemos,
vê-lo como uma oportunidade de crescimento, de melhoria, só assim poderemos,
então, dar o primeiro passo para a construção do feedback com
os nossos colaboradores.
Segundo, OUÇA. A natureza do líder é ser ativo, é definir,
direcionar, orientar, falar, falar, falar, mas para a construção do feedback é
necessário que ouçamos nossos colaboradores, nos colocando iguais a eles, ou
seja, como alguém que precisa de feedback para melhorar.
Devemos ser humildes a este ponto, mostre (e admita para si mesmo) que você tem
falhas e que precisa melhorar. Peça feedback aos seus
subordinados sobre suas ações, seus atos, seu comportamento. Não pense que isto
irá diminuí-lo ou tirar sua autoridade, pelo contrário, você está dando um
grande passo para a construção de um relacionamento saudável e de crescimento
para todos.
Terceiro, ELOGIE. Temos o hábito de só chamar a atenção dos
colaboradores, de só mostrar aquilo que fazem de errado, mas é preciso
reconhecer as coisas boas, mesmo aquelas mais simples e elogiá-los. Um
"tapinha nas costas" por um trabalho feito, um e-mail de
agradecimento, a partilha de um prêmio recebido com a equipe. Temos que elogiar
sempre nossos colaboradores. Se os elogiamos, estabelecemos um equilíbrio,
somos justos e abrimos portas para lhes chamar a atenção e para uma correção mais
dura quando necessário.
Quarto, PRATIQUE. Não deixe para usar o feedback somente
nos processos formais de avaliação, use-o todos os dias, pois devemos melhorar
sempre. Não perca a oportunidade de desenvolver sua equipe e de melhorar os
resultados, devemos praticar o "feedback fresco", assim
que ocorre a oportunidade, mas, dentro do contexto que aqui descremos, seguindo
esses quatro passos:
- MUDE a forma de encarar o feedback que recebe.
- OUÇA seu colaborador e lhe peça feedback sobre você sempre.
- ELOGIE sua equipe todos os dias. Isto lhe dá abertura para feedback's
"mais duros".
- PRATIQUE. Não perca a oportunidade de desenvolver sua equipe todos os dias.
De resto, siga a cartilha: preparar-se, basear-se em fatos e
dados, fazê-lo em local adequado, não criticar em público, não levar para o
lado pessoal etc.
Então vamos lá. Que tal começar hoje a praticar o FEEDBACK?
Fonte: RH.com.br
Fonte: RH.com.br
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