04 janeiro, 2013

Criatividade é estimulada por Programa de Melhoria Contínua

Em vários processos seletivos e mesmo após a contratação do talento, um dos pontos que as empresas sempre ficam atentas é o de identificar se o potencial criativo do profissional é destacado. Ou então, de que forma possibilitar um ambiente propício para que a pessoa tenha ideias inovadoras e que possam fazer parte do dia a dia corporativo. A Elsys, por exemplo, instituiu em 2009, o CCQ (Círculo de Controle de Qualidade) - uma metodologia que estimula a criatividade dos funcionários através de projetos que possuem como objetivos a melhoria da qualidade dos produtos e dos processos da companhia.
Fundada em 1989, a Elsys atua no mercado brasileiro de eletroeletrônicos. Já produziu mais de 20 milhões de produtos. Atualmente, fabrica placas para produtos de linha branca e linha marrom, wireless, receptores de TV e controles remotos. Possui participação no mercado de antenas parabólicas e possui fábrica em Manaus/AM e escritório em Valinhos/SP.
De acordo com Carlos Harada, diretor industrial, com a criação do Sistema de Manufatura Elsys, baseado no case de sucesso TPS (Sistema Toyota de Produção) a empresa implantou ações motivacionais como, por exemplo, o Programa 5s, o Programa de Reconhecimento Interno de Linhas de Produção, o Programa de Destaques do Mês, o Programa de Recrutamento Interno e o Programa CCQ.
Este último foi considerado o mais abrangente porque levou as pessoas a refletirem sobre a eliminação dos oito desperdícios encontrados em uma organização: movimentação, transporte, defeito, superprodução, estoque, espera, processamento incorreto e, principalmente, o desperdício intelectual. "O CCQ estimulou a participação em massa dos colaboradores, instigando a criatividade, o comprometimento, o entusiasmo e o talento de cada um dos nossos profissionais", salienta, ao acrescentar que o Programa CCQ é patrocinado pela alta direção da empresa e, atualmente, a coordenação direta é feita pelo departamento de Garantia da Qualidade. Contudo, futuramente, existe uma meta para que todos os programas motivacionais sejam repassados para a gestão da área de Recursos Humanos.
Carlos Hadara explica que o hoje, o principal objetivo do CCQ é estimular o crescimento e a motivação dos colaboradores, no âmbito pessoal e profissional, identificando e valorizando os talentos, criando a sinergia entre todos os colaboradores, direcionando as suas forças com foco em melhoria contínua e valorizando o trabalho em equipe.
Um fato relevante que relembrado por Hadara refere-se ao início do programa, período em que a proposta precisava sair do "papel" e se colocada em prática. Ele diz que na época, a principal dificuldade encontrada pela empresa esteve na quebra paradigmas culturais, ou seja, de retirar as pessoas da zona de conforto e fazer com que as mesmas passassem a contribuir com ideias e sugestões, influenciando, inclusive, nas decisões da empresa. "Para solucionarmos estas dificuldades elaboramos um Programa de Treinamentos do qual participaram todos os gestores da empresa até os operadores, envolvendo-os em palestras, exercícios práticos e ensinando técnicas de melhoria contínua", menciona.
Para realizar a comunicação interna do Programa CCQ, a Elsys optou por apresentar a iniciativa aos colaboradores por meio de treinamentos das principais ferramentas de identificação e implantação de projetos "Ver e Agir", "PDCA" e "Mapa de Fluxo de Valor", estabelecendo um procedimento interno objetivo contendo o formato do programa, suas regras de participação e ainda sua premiação.
Participantes - Ao ser indagado sobre qual o público-alvo do programa, o diretor industrial responde que corresponde a cada colaborador da empresa que trabalhe na área produtiva e administrativa, desde o mais simples operador de produção até os mais qualificados profissionais dos departamentos de Engenharia, Qualidade, Tecnologia da Informação, Controladoria, Suprimentos, Recursos Humanos, Logística, entre outros.
As equipes que participam do Programa CCQ sempre contam com um número de quatro a sete colaboradores, que se inscrevem voluntariamente para concorrerem em duas categorias: Área Administrativa e Área Produtiva. O único requisito para o funcionário participar é estar motivado em eliminar desperdícios e melhorar continuamente os processos da companhia.
Fases do Programa CCQ - As principais fases do Programa Círculo de Controle da Qualidade são as seguintes:

- Campanha de Caça ao desperdício no início de cada ano.
- Divulgação da abertura das inscrições para os Grupos de CCQ.
- Reunião inicial com todos os grupos de CCQ para reforçar os objetivos e as metas do programa.
- Reuniões mensais, com uma hora de parada total da empresa, para elaboração de projetos.
- Avaliação dos projetos apresentados. 
- Implantação dos projetos aprovados.
- Mostra anual de Projetos CCQ, com os principais projetos aprovados durante o ano.
- Premiação das Equipes Destaques.

Ao final do ano, as equipes inscritas escolhem o seu melhor projeto para apresentar na Mostra de Projetos do Círculo de Controle da Qualidade. A empresa considera que o momento da mostra é a principal fase do programa, onde as equipes montam estandes extremamente criativos com maquetes e outras ferramentas para apresentação de suas ideias. No término da Mostra Anual, apresentam-se as Equipes Destaques pela maior quantidade de projetos implantados no decorrer do ano.
"As principais propostas premiadas estão associadas às melhorias em produtos Elsys e melhoria no próprio processo. Não há um único projeto premiado, são vários projetos realizados em torno do ambiente de trabalho, redução de custos, responsabilidade social, melhoria de qualidade de produto, meio-ambiente. As pessoas são motivadas a pensarem em melhoria contínua em qualquer área ou setor da empresa, não há restrição", enfatiza Carlos Hadara, ao lembrar que a cada ano, é realizada uma pesquisa com os colaboradores para determinar os prêmios que possam ser mais bem aceitos pela maioria. As premiações variam e vão desde viagens, bolsas de estudos, televisores até bens de consumo.
Contribuição dos líderes - Ao ser indagado sobre a contribuição dos líderes para o êxito do programa, o diretor industrial responde que os gestores contribuem diretamente para o volume de ideias recebidas e, principalmente, são os responsáveis pela qualidade do programa. A experiência da Elsys já constatou que as equipes que se destacam todos os anos no Programa CCQ são exatamente aquelas que possuem as lideranças mais familiarizadas com os conceitos de melhoria contínua.
Por último, Carlos Hadara diz que o programa trouxe benefícios significativos para a companhia. Para os colaboradores, a iniciativa propicia a oportunidade de se destacar individualmente, uma vez que apresenta os talentos em suas atividades rotineiras, além de propiciar o exercício do trabalho em equipe. Para a empresa, o CCQ gerou um clima organizacional harmonioso e, ao mesmo tempo, desafiador, já que busca a melhoria contínua dos produtos, dos processos e dos serviços prestados.

Fonte: RH.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário