23 agosto, 2011

O uso da ISO 9001 como item para o planejamento estratégico da empresa

Poucas empresas tem usado o Sistema de Gestão da Qualidade como ferramenta para avaliação da gestão da empresa. Mas há iniciativas que merecem ser reproduzidas para que a norma IS 9001 não seja apenas como uma obrigação perante os clientes, e sim como ferramenta de análise e melhoria.
Quando se implementa um sistema de indicadores nas empresas tenho verificado que muitas delas se preocupam apenas em atender os critérios mínimos da norma, porem existem casos que posso chamar como “TOP FIVE” de organizações que usam os indicadores associados com o planejamento estratégico, ou seja estão realmente avaliando a eficácia do SGQ, determinando não somente indicadores de eficiência mas cada um deles associado a eficácia de um processo ou de uma ação estratégica.
Uma boa forma de encontrarmos esta sistemática são as empresas que participam da premiação da qualidade promovido em âmbito estadual, que está associada ao PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade).
Neste tipo de organizações podemos realmente comprovar se a empresa está desenvolvendo seu sistema com eficácia, pois a avaliação tem evidencias próprias designadas em seu planejamento estratégico.
Acredito que como forma de buscar a melhoria do Sistema de gestão da qualidade, as empresas deveriam primeiramente identificar os objetivos estratégicos da organização, para que pudessem dimensionar de que forma os seus processos poderiam contribuir para atingir estes objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário