Poupe
A natureza agradece
Dicas Práticas
Regularize o termostato e economize
Efetuar a manutenção periódica do aparelho de ar condicionado, mantendo seu filtro limpo, e regular sua temperatura no termostato para 25° no durante o verão tem impacto no consumo de energia, pois evita o desperdício. Frio demais significa que o compressor terá que trabalhar mais para manter a temperatura desejada, e isso exige mais energia.
Ao comprar um carro, opte pelos que emitem até 130g de dióxido de carbono por quilômetro.
Outra boa dica é trocar as lâmpadas antigas, incandescentes, por modelos mais econômicos, como as fluorescentes compactas. O investimento inicial é compensado com uma poupança de 80% no consumo de energia elétrica associado à iluminação.
Ao comprar um eletrodoméstico, procure produtos com a classificação A na etiqueta energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. E aqueles que possuem o selo do Procel são os premiados por apresentarem os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, trazendo economia na sua conta de energia elétrica.
Fique atento ao consumo de stand-by. Desligue os equipamentos da tomadas após o uso ou instale uma tomada com interruptor para o corte da energia.
Ao lavar roupa ou louça, encha a máquina. E se a máquina de lavar for com aquecimento, prefira os programas menos quentes ou frios.
Para diminuir o consumo de água, vá além do óbvio: instale no banheiro um sistema de descarga dupla, dependendo do dejeto.
Mudar hábitos melhora a qualidade de vida da família e faz poupar um bom dinheiro.
Fonte: Proteste Associação de consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário