Saúde
Câncer de mama
"Se toque" para esse problema
Muito comum entre as mulheres, o câncer de mama é raro antes dos 35 anos, mas acima dessa faixa etária sua frequência cresce rapidamente.
O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido á alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal.
No Brasil, é o tipo de câncer que mais causa mortes entre as mulheres. O aumento da incidência tem sido acompanhado de perto pelo aumento da mortalidade, o que pode ser atribuído, principalmente, a uma demora no diagnóstico e na instituição de terapêutica adequada.
A descoberta da doença em suas fases iniciais proporciona chances elevadas de cura e, na maioria dos casos, permite tratamentos não multiladores. As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são, basicamente, três: a realização do autoexame (que deve ser mensal), o exame clínico anual das mamas após os 40 anos (que deve ser realizado por médicos e infermeiros) e o exame mamográfico (que deve ser ralizado anualmente por mulheres com idades etre 50 e 69 anos).
Faça o autoexame
1- Inspeção em frente ao espelho
- Como os braços alinhados ao longo do corpo, observe atentamente a aparência de suas mamas, o tamanho, a forma e o contorno.
- Em seguida, eleve os braços lateralmente e volte à posição original, observando alguma mudança ou alteração no contorno das mamas.
2- Palpação digital das mamas
- Confortavelmente deitada, coloque uma das mãos sob a cabeça e, com a outa mão, apalpe a mama oposta ao lado da mão que examina.
- Em seguida, repita o processo no outra mama. Com um pouco de pressão dos dedos, você sentirá o tecido abaixo da pele, facilitando a detecção de nódulos.
Fonte:Proteste Associação de Consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário