Uso de Cinto de Segurança no Ônibus
Mais um feriado está se aproximando e com isso a preocupação com a segurança nas estradas. Muitos irão pegar a estrada rumo ao litoral ou cidades do interior, consequentemente o fluxo de veículos aumentará nessas datas.
A preocupação está justamente na segurança dos usuários do transporte rodoviário e seus condutores. Estou falando do uso do cinto de segurança nos ônibus (que se estende aos veículos de passeio também).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiliaw4HYIOKZPrTCsF6Jqkk8xMNzI4a-kS0w2-qyNTPXIv6gOaHJqrbFH9SJRsgZLuGFff0Wdfu7JPOKUcDE4EHXOp4JP_qubQWjvlyTb9ge0mexitvFCf5wpOzNXA6iygt_YgiCbPutaF/s320/honda_transito.jpg)
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia o uso do cinto de segurança pode reduzir em até 75% o número de mortos e feridos num acidente de ônibus. Apesar da obrigatoriedade do uso do cinto, previsto no CTB e recomendações para seu uso, apenas 2% dos passageiros afivelam o cinto.
Portanto, exijam que os ônibus e veículos tenham o equipamento obrigatório em perfeito estado de uso. Deixo aqui uma dica de que um simples gesto de afivelar o cinto poderá fazer uma grande diferença em suas vidas.
Você Sabia ...
• Para um carro numa batida a 65 Km/h os passageiros sofrem um impacto equivalente a 820 Kg?
• Mais de 30 mil pessoas morrem no trânsito todos os anos. São mais de 80 pessoas por dia ou 1 a cada 18 min?
• Para um carro bater num objeto fixo a uma velocidade de 60Km/h, equivale a cair de um prédio de 4 andares (numa altura de aproximadamente 14 metros?
• Se a velocidade for de 80 Km/h, o impacto equivale ao de uma queda livre de 25 metros?
• Uma pessoa adulta só consegue suportar um peso que seja, no máximo, 3 vezes superior ao seu próprio peso?
• Mesmo que um veículo esteja numa velocidade de 20 Km/h, o impacto sob um objeto fixo resulta numa força superior a até 15 vezes ao peso da pessoa? Daí resultam os graves ferimentos, que em muitos casos, podem ser fatais.
• 30% das lesões fatais em colisões foram causadas porque a vítima bateu contra o volante?
Nenhum comentário:
Postar um comentário