16 novembro, 2010

Ruído (Campanha Novembro 2010)

Ruídos Ocupacionais
Escutar a fala e falar são os modos mais comuns da comunicação humana. Uma perda auditiva induzida por ruído obviamente causa graves problemas na comunicação auditivo-oral.
A perda ocupacional ou perda auditiva induzida por ruído (PAIR) é um distúrbio auditivo que afeta muitos trabalhadores expostos a ambientes de trabalho ruidosos e pessoas na sua vida diária e diante disso, nós, fonoaudiólogos preocupados com a prevenção, buscamos soluções para amenizar o indivíduo com PAIR.
O indivíduo portador desta lesão irreversível e insidiosa, muitas vezes não percebe de imediato quando sua comunicação é prejudicada. Contudo o seu portador adquire uma série de incapacidades auditivas ou distúrbio auditivo (perda ou anormalidade de estrutura ou função, podendo ser anatômico-fisiológica ou psicológica. Implica em dano, prejuízo, piora ou debilita a função auditiva, tanto no sentido orgânico como funcional WHO-1980) e handicap (pessoas cujas possibilidades de conservar suas atividades profissionais estão reduzidas, após insuficiência e diminuição de sua capacidade auditiva) que podem interferir em sua vida profissional, familiar e social.
Essas incapacidades (referem-se à restrição ou impedimento, resultante da perda auditiva, na habilidade ou performance considerada normal para aquele indivíduo WHO,1980) auditivas podem também prejudicar o trabalhador em relação a sua segurança e ascensão profissional, além dos riscos com acidentes de trabalho serem bem maiores.
Hétu, Lalonde e Getty (1987), e Hétu, Getty (1991) relacionaram as seguintes dificuldades dentro dos aspectos da incapacidade auditiva, experienciados por seus pacientes com PAIR: quanto à incapacidade auditiva: percepção ambiental-sons de alarme, sons domésticos, dificuldade de compreender fala em grandes salas (igrejas, festas), alto volume da televisão e rádio;  problemas de comunicação, em grupos, lugares ruidosos, no carro, ônibus, telefone e qualquer situação desfavorável para o ouvinte.
Quanto ao handicap: esforços e fadiga - atenção e concentração excessivas durante a conversação e dificuldade para compreender leitura oral; stress e ansiedade-irritação e aborrecimento causados pelo zumbido, irritação e intolerância a lugares ruidosos, intolerância em interações sociais, cansaço pelos efeitos do trabalho em local ruidoso e aborrecimento pela consciência da deterioração da audição; dificuldades nas relações: familiares confusões pelas dificuldades de comunicação, confusões pelo alto volume da televisão, impaciência para atividades ruidosas e impaciência com relação à reação das pessoas pela sua dificuldade auditiva;  isolamento, recusa a encontros, grupos de conversação, festas, deixando de freqüentar esses lugares; auto-imagem negativa, incômodo por não compreender as pessoas, por estas terem de repetir freqüentemente a mensagem, com o indivíduo sentindo-se “surdo, velho ou incapaz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário