10 dicas para o líder estimular a criatividade de seu time
1 - Você é o líder e cabe o papel de abrir a mente dos seus
liderados para "andarem com os próprios pés" e terem a oportunidade
de mostrarem o valor que possuem tanto para a empresa quanto para eles
próprios, enquanto indivíduos capazes de expandir o potencial criativo que
muitas vezes está apenas à espera de uma oportunidade para sair da
"ostra". Deixe-os fazer perguntas sobre os processos que os envolve
direta ou indiretamente. Assim como o adulto estimula as crianças, o ser humano
precisa ser instigado a questionar, a levar hipóteses sobre determinados
assuntos. Não é suficiente receber apenas as respostas, mas sim é preciso saber
como se a cada uma dela. Quando os liderados não fizerem perguntas, questione
você no papel de líder. "O que você pensa sobre o assunto?". Quem
sabe a resposta irá surpreendê-lo.
2 - Ser criativo não significa obrigatoriamente ter ideias
mirabolantes. Muitas pessoas deixam de apresentar sugestões porque imaginam que
precisam ser gênios, para que suas propostas façam o diferencial para o
negócio. Como líder, propague que pelo menos nesse caso o "rótulo de
gênio" serve apenas para os contos maravilhosos de Aladim.
3 - Estabeleça um canal de comunicação aberta com todos os
seus liderados. Como liderança, você precisa mostrar que está aberto para todos
os profissionais que integram a sua equipe. Não são poucos os casos de pessoas
que chegam com soluções simples que otimizam a performance de toda uma equipe.
4 - Mostre-se aberto à inovação e que não é a única fonte de
informações dentro da equipe. Infelizmente, ainda existem pessoas que imaginam
que todas as soluções devam partir do líder, mas sabemos que na prática isso é
bem diferente. Os profissionais devem ser proativos e terem iniciativas para
identificar problemas, apresentar alternativas para determinadas situações.
Todos podem colaborar para o desenvolvimento do negócio.
5 - Errar faz parte do processo de aprendizado. Cometer
equívocos, na tentativa de dar o melhor de si para a empresa, não resultará em
punição para que aqueles que desenvolvem projetos e saem da mesmice, que são
simpatizantes da inovação e que trazem alternativas diferenciadas para o dia a
dia da organização.
6 - Toda proposta é bem-vinda. Mesmo que não seja viável
para ser aplicada naquele momento, guarde-a para que possa ser utilizada em
outra situação oportuna. Deixe isso bem claro para o mentor da proposta: a
ideia dele não foi desvalorizada e sua contribuição foi valorizada pela
empresa.
7 - Observe como os outros gestores da sua empresa estimulam
o potencial criativo das demais equipes. Troque ideias com eles, amadureça
propostas com a área de RH e, se possível, forme grupos de estudo. Abra sua
mente para o potencial criativo, pois só dessa você conseguirá despertar a
criatividade do seu time.
8 - Como os concorrentes estão trabalhando a criatividade?
Existe algum estudo de caso que você possa levar para sua equipe e debata
assuntos relevantes com os liderados. Você já tomou essa iniciativa? Ótimo!
Caso contrário, comece a pensar na possibilidade de colocá-la em prática.
9 - Use ferramentas que são utilizadas e amplamente
divulgadas pelo mercado como, por exemplo, o Brainstorming também conhecido
como "tempestade de ideias". Mas, antes de aplicar qualquer atividade
avalie se você precisa de respaldo de algum especialista.
10 - Aconselhe um liderado para que quando uma ideia
"surgir à mente" ele anote rapidamente. Isso evitará que algo
relevante passe "batido", no momento em que ele for aprimorar sua
proposta. Vale ressaltar que aquele estalo que surgiu repentinamente pode ser
aperfeiçoado e se tornar em uma proposta diferenciada para o negócio.
Fonte: RH.com.br
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