02 setembro, 2011

Acupuntura

Agulhas podem ajudar

Esta técnica Chinesa tem popularidade e respalto científico em todo  mundo. Já está comprovado que é um ótimo tratamento complementar para vários problemas, como dores de coluna e até hipertensão.

Após milhares de agulhas e inúmeros estudos científicos comprovando a sua eficácia  clínica para beneficiar as mais diversas condições, a acupuntura tem sido cada vez mais procurada como forma de tratamento. Apesar de essa tradicional técnica chinesa ter sido inventada há mais de 4 mil anos, a sua história no Ocidente ainda é relativamente recente e, não raro, marcada pelo ceticismo com que muitas terapias orientais constumam ser vistas. Foi apenas nas últimas três décadas e, em particular, a partir da metade dos anos 1990, que a acumputura começou a ganhar credibilidade neste lado do mundo, depois de pesquisas e resultados mostrarem provas irrefutáveis de sua eficiência.
No Brasil, onde a técnica é aceita  como especialidade médica, a acupuntura  já figura entre as 50 especialidades reconhecidas por importantes órgãos. Entre eles, o Conselho Federal de Medicina (CFM), a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Mas como a acupuntura funciona? Já está comprovado que as agulhas, ao serem colocadas sobre os 12 principais canais do corpo (chamados de meridianos), estimulam a liberação de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, que regulam sensações como dor, humor e ansiedade. Ocorre, então, um fluxo correto de energia vital, chamada Chi, pelo organismo, o que, segundo a medicina tradicional chinesa, o manteria saudável. Em contrapartida, um desequilíbrio ou bloqueio nesse fluxo energético pelo corpo é o que leva uma pessoa a ficar doente.

Técnica não supera Aids ou câncer
A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a eficácia da acupuntura para o tratamento de diversas condições, como estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, problemas reumáticos, dores musculares e dos ossos, problemas imunológicos e alterações hormonais, entre várias outras.
Entretanto cuidado com as falsas promessas de que a técnica seria a solução para emagrecer ou parar de fumar, como curar doenças graves, como câncer e Aids - quem faz propaganda disso é o charlatão, não o acupunturista. As agulhas podem até ajudar no processo de controle da ansiedade, que atrapalharia a perder peso  e a largar o cigarro. Também podem ser grandes aliadas no alívio dos efeitos adversos em tratamentos pra o câncer, como os enjoos. Porém, isso não significa que a acupuntura será responsável por trazer a cura. Dessa forma, desconfie de quem lhe prometer resultados para casos como esses.
Há pouquíssimas contradições ao tratamento com a acupuntura, salvo nos casos de gestação, sobre áreas como lesões ou tumores e em portadores de marcapasso. A ocorrência de reações adversas é rara, apenas com poucos relatos sobre dor ligeira e pequenos hematomas e hemorragias no local de inserção da agulha, mas que, além de infrequentes, passam rapidamente.

Fonte: Revista Proteste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário