19 julho, 2011

Qualidade: um foco para a mudança cultural

Um dos aspectos primordiais ao se discutir qualidade é a necessidade de substituir práticas antigas por outras que traduzam os objetivos e diretrizes do novo método. A principal consequência dessa mudança, é o impacto que a cultura organizacional sofre após a implantação dessas novas ferramentas gerenciais . Ao se comprometer com a melhoria de suas práticas, a empresa deverá estar preparada para lidar com uma série de alterações que acontecerão em sua estrutura, a fim de evitar o insucesso do programa.
As alterações culturais devem ser absorvidas pelos membros do grupo de forma amena, tendo em vista que para haver qualquer tipo de melhoria, há necessidade de adaptação e abdicação. A qualidade é, por seus preceitos básicos, a ação que mais requer dedicação, esforço e trabalho em equipe, sendo este último o fator determinante para compreender que as pessoas precisam administrar os conflitos interpessoais frente à supremacia das ideias individuais. Talvez seja este um dos maiores desafios da gestão pela qualidade.
Contudo, os benefícios que esses programas geram para a empresa são inquestionáveis sob o ponto de vista estratégico. Percebe-se pela maioria das organizações que implantam o sistema qualidade que há, por exemplo, um aumento significativo nos investimentos em educação continuada, visitas de benchmarking, descentralização de poder e principalmente, aumento do pensamento sistêmico.
Cabe aos gestores portanto, a decisão de tornar a sua empresa suficientemente qualificada, de modo a possuir estrutura para enfrentar os desafios da competitividade, compreendendo acima de tudo que cada passo para a melhoria contínua leva tempo.

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