09 junho, 2011

Retrospectiva 6 de junho

Escassez de água devido à mudança climática afeta agricultura, diz FAO
Produção de alimentos ficará prejudicada devido à mudança climática.
Organização faz alerta sobre impactos ainda 'desconhecidos'.
As mudanças climáticas poderão causar escassez de água nas próximas décadas para o cultivo e produção de alimentos, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira (9) pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, na sigla em inglês).
O documento analisa possíveis consequências da mudança climática, entre elas a diminuição da corrente de água nos rios e da alimentação dos aquíferos no Mar Mediterrâneo, nas zonas semi-áridas da América, Austrália e África meridional, além de regiões que já sofrem de estresse hídrico (quando a demanda por água é maior que a capacidade existente).
Ainda de acordo com o estudo, amplas regiões da Ásia que dependem do degelo das montanhas também serão afetadas. Áreas com alta densidade populacional próximas a deltas fluviais estão ameaçadas por um possível fluxo menor de água doce, aumento da salinidade e do nível do mar.
Os especialistas da FAO afirmam que a chuva aumentará nos trópicos e regiões mais altas, mas diminuirá em áreas com características secas e semi-áridas, no interior dos grandes continentes.
“Haverá uma frequência maior de secas e inundações”, disse a FAO, que adverte ainda sobre o pouco conhecimento do impacto das mudanças climáticas na água para a agricultura. “É necessária uma precisão maior e enfoque para entender a natureza”, informou a organização.



Fonte: G1.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário