08 junho, 2011

Retrospectiva 24 de maio

Usina de Itaipu desenvolve carros totalmente elétricos e silenciosos

É uma das apostas do futuro. Ele não polui nada. Ele não faz barulho nenhum. Para abastecer, basta ligar na tomada

Não precisa de vulcão, com cinzas espalhadas pela atmosfera, para saber que a qualidade do ar nas nossas cidades anda sofrível. É um aparelho que mede a qualidade do ar e que recebeu o apelido de Respiródromo. Ele já está circulando por vários pontos da cidade e vai de carona em um carro muito especial.
O carro 100% elétrico é uma das apostas do futuro. Ele não polui nada. Ele não faz barulho nenhum. É totalmente silencioso.
Na parte da frente, o carro não tem o motor convencional. É totalmente eletrônico. Na parte de trás, fica a bateria. Ele não tem escapamento, pois não solta fumaça. Para abastecer, basta ligar na tomada, de preferência 220, como a que usamos para o ar condicionado.
É na Usina de Itaipu que um grupo de engenheiros está desenvolvendo novos aproveitamentos para tanta energia. Em 2006, eles iniciaram o projeto "Veículo elétrico". São 54 carros 100% elétricos produzidos em parceria com uma montadora brasileira.
Enquanto um carro popular gasta cerca de R$ 20 para rodar 100 quilômetros, um modelo elétrico gasta cerca de R$ 6. Mas o elétrico tem menos autonomia, faz 120 quilômetros enquanto que um carro popular faz 400 quilômetros com um tanque. O mais importante: o veículo elétrico não polui. Os outros são responsáveis por 75% das emissões dos gases que causam o efeito estufa.
O preço é o principal empecilho para que essa tecnologia esteja ao alcance de todos. Se fosse comercializado, o carro elétrico de Itaipu sairia por mais de R$ 140 mil. Agora, se a tecnologia for usada para o transporte coletivo.
“Nesse caso a viabilidade aumenta bastante porque o transporte de massa é mais sustentável quando é elétrico. Eu acho que para esse tipo de aplicação pública, eles já poderiam estar utilizando o veículo elétrico”, afirma Celso Novais, gerente do projeto “Veículo elétrico” de Itaipu.
O ônibus do futuro é híbrido, movido a energia elétrica e a etanol. A energia elétrica é o que faz as rodas girarem e o etanol carrega a bateria. Com isso, o ônibus consegue rodar até 250 quilômetros. Dentro é igual a um ônibus qualquer. A diferença é que ele aproveita muito mais energia, e é duas vezes mais eficiente com essa tecnologia.
Existe projeto de colocar alguns desses ônibus híbridos no Rio em 2014.
O respiródromo funciona assim: a poeira entra no filtro. Lá dentro, há sistema de laser que analisa as partículas. O número dá a quantidade de poluição. O índice recomendando pela Organização Mundial de Saúde é de 50 microgramas por metro cúbico.

Fonte: G1.com.br

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