06 julho, 2010

Importância da Ordem de Serviço (Retrospectiva 31/05)

A Ordem de Serviço é um documento que tem a função de emitir comunicações internas.  Normalmente muito conhecida como um meio de controle de serviços a serem executados.
Serve basicamente como ferramenta de instrução aos executores do serviço, descriminando, o tipo de atividade, a forma de execução, o prazo e para quem estão realizando tal trabalho.
Pode ser utilizada na relação empresa-cliente, por exemplo, em lojas de eletrônicas, informática ou mecânicas automotivas onde o atendente abre uma Ordem de Serviço contanto todas as informações do cliente aos empregados que executaram o trabalho. Também funcionam entre os setores da empresa, quando uma repartição solicita um determinado serviço a outro departamento.
Mais as Ordens de Serviço não se restringem a utilização em processos de produção, realizações de tarefas e atendimento ao cliente. Pelo contrário, dentro da Segurança do Trabalho ela é uma ferramenta obrigatória em função do subitem 1.7 da NR-01, dando ao empregador, a responsabilidade de elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por comunicados, cartazes ou meios eletrônicos.
As O.S, assim conhecidas pela maioria dos profissionais de SST, é uma solução simples e prática.a Podendo ser entregue no primeiro dia de trabalho do colaborador ou junto de uma palestra de integração.
Devem constar na O.S os riscos comuns a todas as funções e os riscos inerentes à função do empregado, podendo elencar se: uso de ferramentas inadequadas, improvisação de ligações elétricas, uso de adereços pessoais como brincos, anéis e correntes, quedas,etc.
Podem ser indicadas nas Ordens de Serviços informações práticas sobre acidentes e ações em situações de emergência, além de constar os Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s para cada um dos riscos, bem como, de forma sucinta, a forma de uso do mesmo.
As O.S’s devem indicar objetivamente aos empregados suas obrigações e direitos referentes ao sistema de gestão de SST, de uma forma clara e auto explicativa.
A Ordem de Serviço pode ser feita em duas vias: a primeira entregue ao empregado e a segunda arquivada na pasta individual do mesmo após sua assinatura no termo onde afirma ter recebido a primeira via. Ou mesmo uma via única via ao empregado, onde os empregados assinaram uma lista única assumindo que receberam a primeira via e que comprometem se a cumprir o determinado.
Desta forma estará o empregador cumprindo a legislação, mas, principalmente, proporcionando ao empregado informações que o orientarão em suas tarefas e o comprometerão com a sua segurança, tornando-o também responsável nas ações a serem tomadas para evitar possíveis acidentes.

ORDEM DE SERVIÇO É MAIS QUE UMA ORDEM É UMA OBRIGAÇÃO E UM DIREITO !




2 comentários: