06 julho, 2010

AIDS x DST (Retrospectiva 26/05)

As doenças sexualmente transmissíveis - DST - geralmente são adquiridas por meio de relações sexuais com pessoas infectadas. Elas não são doenças específicas de pessoas promíscuas, ou de homossexuais, ou de prostitutas, e muito menos castigo.Qualquer pessoa que faz sexo sem proteção corre enorme risco de infectar-se. A maioria delas é fácil de ser curada, desde que se procure tratamento médico logo no início. A aids é a DST mais recente entre nós e já causou um enorme número de casos em nosso país. Embora existam tratamentos que aumentam o tempo de vida das pessoas infectadas, ainda não foi produzido nenhum medicamento ou vacina que elimine o vírus da aids. E como as outras DST, qualquer um, também, pode se infectar com o vírus da aids: jovem, adulto, rico ou pobre. Por isso é muito importante que você se informe e se proteja.
 O que é AIDS ?
AIDS é uma doença  que destrói as defesas do organismo e é transmitida por meio de relações sexuais  desprotegidas, sangue contaminado, da mulher grávida infectada para seu feto, e da mãe infectada para o bebê durante a amamentação.
O que causa a AIDS ?
O vírus que transmite a AIDS chama-se HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).
O Ataque ao Organismo
A célula: no nosso organismo existem células de defesa que estão presentes no sangue.
O vírus: é um organismo microscópico que precisa de nossas células para se repoduzir.
O ataque: o vírus da AIDS (HIV) penetra nas células, especialmente nas de defesa, onde consegue se multiplicar, destruindo-as. 
Porque a Aids causa tanto dano ?
A diferença entre o vírus da AIDS (HIV) e os demais vírus, é que ele ataca especialmente as células do nosso sistema de defesa,  que tem função de organizar a luta do nosso organismo contra qualquer agente externo. Dessa maneira, se o nosso sistema de defesa não reconhece o perigo, não se arma e o inimigo invade.
ASSIM PEGA:                                                         
Sexo Oral;
Sexo Anal;
Sexo Vaginal;
Uso de seringa por mais de uma pessoa;
Da mãe infectada para o filho;
Leite materno;
Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
ASSIM NÃO PEGA:
Beijo na boca e rosto;
Masturbação a dois;
Uso de copos talheres ou pratos, de outras pessoas;
Suor, saliva e lágrimas;
Sabonete, toalha, banheiro, pscina;
Picada de inseto;
Doação de sangue.
Como agir em caso de suspeita de DST ?
Se você ou seu parceiro (sua parceira) tiver um desses sinais e sintomas apresentados e/ou exames positivos para doenças sexualmente transmissíveis, mesmo sem sinais ou sintomas, vocês devem:
Evitar  a atividade sexual até ter certeza de estar curado; caso não seja possível, usar camisinha em todas as relações sexuais para diminuir os riscos de infecção;
Evitar  a automedicação e as sugestões de tratamentos dadas por pessoas que não sejam médicas;
Realizar tratamento médico para evitar a infecção de outras pessoas;
Comunicar às pessoas com quem tiveram relação sexual e orientá-las para que procurem também um serviço de saúde, mesmo que elas não apresentem sintomas;
Seguir corretamente as recomendações médicas até a cura completa para evitar complicações, inclusive novas DST.
Como prevenir-se das DST e suas complicações ?
Evitar vários parceiros (as). Quanto mais parceiros tiver, maior a chance de encontrar-se com um(a) que seja portador(a) de DST ou do vírus da aids (principalmente, se eles (as) não usam camisinha nas relações sexuais);
Usar camisinha e ajudar seu parceiro (sua parceira) a usá-la em todas as relações sexuais que possam trazer risco;
Dado que o indivíduo não sabe comprovadamente se é portador de alguma DST/aids, deve usar camisinha em todas as relações sexuais.
IMPORTANTE: Embora os tratamentos sejam simples, não tente tratar-se sozinho. Também não peça tratamentos na sua farmácia: os balconistas são proibidos de passar tratamentos e você pode colocá-los numa situação ilegal e difícil. E mais, a automedicação e os tratamentos incorretos podem dificultar a sua cura, pois:
Fazem surgir resistência aos antibióticos;
Mudam a aparência da doença, dando uma falsa idéia de cura e dificultando o exame médico;
O paciente não curado, embora não aparente mais a doença, ainda estará contaminando seus parceiros, e a doença continua traiçoeiramente dentro do corpo.

fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/164manual_dst_aids_mira.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário